A própolis é uma substância resinosa, natural, que as abelhas utilizam como escudo protetor contra germes e inimigos naturais. As resinas de árvores e plantas são o principal componente da Própolis que contém principalmente ácidos carboxílicos e orgânicos, além de óleos essenciais e minerais.
As abelhas processam as resinas adicionando saliva, cera e pólen em uma pasta viscosa e espessa que possui características antibacterianas e antivirais. Depois, a pasta será usada para selar aberturas e rachaduras na colméia ou para higienizar áreas afetadas e contaminadas por intrusos como insetos ou camundongos. Em muitas regiões, especialmente no Sudeste Asiático, a própolis é utilizada por seus efeitos antibacterianos, anti-inflamatórios e anticancerígenos. Dependendo da flora local, a própolis é composta por diferentes cores, consistências e características.
A ORIGEM DO PRÓPOLIS
1. As abelhas especializadas coletam o pólen e nectar das flores, para transforma-las em resina.
2. Após a coleta, elas enriquecem as resinas com saliva e enzimas.
3. Transportam o própolis para a colmeia e entregam para as abelha operárias.
4. Adição de cera, pólen e compostos orgânicos.
5. Alta produção por colmeia anualmente (em torno de 1000gr)
INGREDIENTES DO PRÓPOLIS
Tipos de Extrato de Própolis
Própolis Verde
A própolis verde é um tipo muito especial que só pode ser produzido nas regiões serranas do Sudeste do Brasil. Especialmente no estado de Minas Gerais, onde as condições climáticas para a planta “Baccharis dracunculifolia”, comumente chamada de “Vassourinha” ou “Alecrim do Campo” (alecrim do campo), são ideais.
Esta própolis é rica em propriedades biológicas como flavonóides, ácidos fenólicos e possui a principal concentração de artepillin C em todo o mundo. Devido à sua composição única, a própolis verde brasileira é utilizada mundialmente como um excelente suplemento natural para a saúde.
Além disso, tem um sabor muito forte, herbáceo e pungente, que os primeiros estudos indicam, é derivado do alto teor de artepillin C. A cor esverdeada escura e o aroma característico dão o nome à própolis verde. O extrato de própolis estará disponível em dois graus diferentes de extrato seco mínimo de 11% e 20%
Própolis Vermelha
O Extrato de Própolis Vermelha é produzido com a autêntica Própolis Vermelha Brasileira. A Própolis Vermelha é normalmente encontrada no Nordeste Brasileiro, diferenciando-se, dos outros tipos de própolis pela elevada presença de compostos fenólicos, por exemplo: os isoflavonóides, chalconas, pterocarpanos, benzofenonas, terpenos e taninos (DO NASCIMENTO et al.,2019). Os isoflavonóides, presentes em alguns alimentos, inclusive na Própolis Vermelha, são capazes de exercer atividades benéficas ao ser humano (OLDONI et al., 2011).
A Própolis Vermelha é uma resina produzida pelas abelhas constituída de ceras, óleo essenciais e microelementos como: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, cobre, manganês, magnésio, silício, titânio, bromo, zinco e vitaminas B1, B2, B6, C e E. Os efeitos terapêuticos da Própolis Vermelha têm sido atribuídos aos diversos compostos fenólicos, que estão largamente distribuídos no reino vegetal e também a componentes não presentes em outros tipos de própolis, como os isoflavonóides.
Própolis Silvestre
Em contraste com a própolis verde, a própolis de flores silvestres difere quanto ao sabor, cheiro, cor e propriedades biológicas. A própolis de flores silvestres utiliza, como o nome indica, as resinas de todos os tipos de plantas e árvores.
Por isso, possui maior variedade de diferentes minerais, mas também menor quantidade de Artepellin C, o que torna a própolis verde tão especial. No Brasil, a própolis de flores silvestres também é comumente conhecida como própolis marrom, pois possui sabor amadeirado e coloração marrom-amarelada escura.
No entanto, a própolis de flores silvestres contém muitos tipos diferentes de vitaminas, aminoácidos e flavonóides.
Composto de Mel e Extrato de Própolis Sabores Romã e Gengibre
Composto de Mel e Extrato de Própolis Sabores Malva e Menta
Composto de Mel e Extrato de Própolis Sabores Eucalipto, Agrião, Malva e Romã
Tem interesse nos nossos produtos?
Deixe o seu contato no formulário ao lado e em breve
um dos nossos especialistas entrará em contato.